22 de Março - Dia Mundial da Água: não desperdice o que falta para 1 bilhão de pessoas no planeta.

......Enquanto cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável no mundo (fonte: ONU), muitos consumidores ainda fazem uso insustentável e desperdiçam esse recurso cada vez mais escasso. Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, enquanto dirigentes e ONGs(Organizações Não Governamentais)  de todo o planeta discutem soluções para o panorama alarmante do uso e acesso à água no mundo, no Fórum Mundial da Água, no México, todos nós podemos dar nossa contribuição para enfrentar esse problema.

......O primeiro passo é se conscientizar de que a abundância de água é um mito. Apesar de grande parte do nosso planeta ser coberto de água, menos de 3% de todo esse volume é doce - sendo que 12% fica no Brasil. E apenas uma ínfima parcela desta água está disponível na superfície do planeta. O uso desse recurso tão fundamental para a vida, portanto, deve ser feito com racionalidade .

......Além de não jogar lixo nos mananciais e de não destruir a mata que protege os rios, pequenas ações cotidianas podem fazer a diferença em escala global. Fazer de sua casa um exemplo de consumo consciente de água é um bom começo para que o mundo chegue a um padrão sustentável de uso deste recurso.

......Veja abaixo alguns cuidados a serem tomados:

 
.... 1- Elimine os vazamentos do seu encanamento

Um buraco de 2mm em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Essa quantidade de água, além de onerar sua conta de água, seria suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e um mês, considerando o consumo médio de 2 litros/habitante/dia. Em um mês, o desperdício desse pequeno vazamento pode chegar a 96.000 litros, suficientes para suprir as necessidades de água potável dessa família por mais de 33 anos. 


2- Lave o seu carro com balde

Imagine se numa cidade como São Paulo, que possui uma frota de automóveis de 5,5 milhões, metade dos motoristas lavasse seus carros uma vez por mês: são mais de 2 milhões de pessoas esguichando seus carros! A mangueira de uma casa com a torneira pouco aberta durante 20 minutos, enquanto se lava o carro, gasta 144 litros. Em um mês, se metade da frota de SP (arredondada para 2 milhões) for lavada uma vez durante vinte minutos com mangueira, serão gastos 288.000.000 litros. Se, ao invés da mangueira, o dono do carro usar um balde de 10 litros quatro vezes (duas para ensaboar e duas para enxaguar), o consumo por lavagem diminui para 40 litros e o gasto por mês - se metade da frota fosse lavada uma vez - cairia para 80.000.000 litros. A economia para o coletivo com essa atitude, em apenas 1 mês, é de 208.000.000 litros, o equivalente a simplesmente 208 mil caixas d’água de 1000 litros (um reservatório desse porte consegue abastecer, durante um dia, uma família de 5 pessoas que consome 200 litros de água por indivíduo, que é a média per capta de consumo do município de SP).


3- Escove os dentes de torneira fechada

Se você mora em um prédio e escova os dentes duas vezes ao dia com a torneira aberta (meia volta) durante um minuto, está gastando por mês 960 litros de água nessa atividade. Se passasse a encher um copo de requeijão com água (200 ml), a escovar os dentes com a torneira fechada e enxaguar a boca e a escova com a água do copo, gastaria, por mês, apenas 12 litros. A água poupada seria suficiente para que 79 pessoas realizassem a mesma atividade durante o mesmo período (do modo econômico). Uma pessoa que adotasse essa prática por toda a vida (70 anos de vida em média no Brasil), economizaria 796.320 litros enquanto vivesse, água suficiente para a população de uma cidade como Ubatuba (litoral norte de São Paulo), de cerca de 66 mil pessoas, escovar os dentes por um mês.


4- Economize no banho

Uma ducha consome, em média, 162 litros de água durante um banho de 10 minutos e com a torneira aberta meia volta. Se tomar um banho por dia nessas condições, em um ano terá gasto 59.130 litros. No entanto, se conseguir reduzir o tempo de água corrente de seu banho para 5 minutos (fechando a torneia para se ensaboar e lavar o cabelo, por exemplo), economizará, por ano, 29.565 litros. Se apenas 10% da população do município de São Paulo (aproximadamente 1 milhão de pessoas, moradoras de apartamentos) fizerem essa economia de água, o poupado durante um ano somente com essa atividade seria suficiente para suprir, durante o mesmo período, a demanda por água (para todas as atividades domésticas, além do consumo próprio) de 405 mil pessoas na própria cidade de São Paulo.


5- Lave louça com bacia

Ao lavar louça durante 15 minutos com a torneira aberta (meia volta) em um apartamento, você gasta 240 litros de água. Mas se usar uma bacia com água, ou a própria pia, para ensaboar a louça e abrir a torneia somente para o enxágüe, pode reduzir esse tempo para 5 minutos e economizar 160 litros. Se sua família lava louça três vezes por dia, a economia diária chegará a 480 litros. Em 40 anos, sua família terá deixado de utilizar 7.008.000 litros de água. Esse volume seria suficiente para suprir toda a necessidade de água de uma pessoa que vivesse 96 anos morando em prédio.


6- Acabe com o "pinga-pinga" da torneira

Esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga são atitudes comuns. No entanto, uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros d´água. No final de dois meses, esse desperdício chega a 2.760 litros. Essa quantidade de água é suficiente para lavar roupa 20 vezes numa máquina com capacidade de 5 quilos.


7- Garrafa PET na bacia sanitária

As bacias sanitárias com caixa acoplada gastam, em média, 12 litros de água a cada vez que a descarga é acionada. Se você tem em seu banheiro descargas desse tipo e usa o banheiro cinco vezes por dia, você gasta 60 litros de água diariamente apenas nesta atividade. Existe, porém, uma maneira simples de reduzir este gasto: colocando uma garrafa PET de 2 litros (cheia de água) dentro da caixa d´água da bacia. Com isso, você estará economizando 2 litros por descarga ou 10 litros por dia. Se esta prática for adotada em todos os banheiros da casa e, assim, utilizada por uma família de quatro pessoas, essa economia será de 40 litros por dia ou 288 mil litros em 20 anos de uso. Para se ter uma idéia da quantidade de água que deixou de ser gasta, é como se esta família tivesse ficado, neste período, um ano e dois meses sem gastar nem um pingo d´água.


8- Dissemine o uso racional de água

Campanhas de conscientização para o uso racional de água podem reduzir o consumo em 20% ou 30% e evitar o desperdício. Por exemplo, se em uma escola de 2.000 alunos com um consumo diário médio per capta de 15 litros (para beber água, lavar as mãos e o rosto, escovar os dentes, acionar a descarga etc) fosse aplicada uma campanha, junto à substituição dos equipamentos hidráulicos tradicionais por outros mais econômicos – como a torneira de fechamento automático -, o consumo poderia ser reduzido em 30%, ou seja, iria para 10,5 litros per capita. Essa economia, durante 5 anos de vida escolar desses 2.000 estudantes, pouparia 12.150.000 litros, o suficiente para abastecer, por um dia, a necessidade de água (para beber) de aproximadamente 6 milhões de pessoas! Se 500 escolas com essas características no país promovessem a conscientização e redução do consumo de água, também durante 5 anos, as 6 milhões de pessoas acima teriam água para beber durante quase um ano e meio! - Faça sua parte, economize água........

Fonte: Instituto AKATU