Consumo de água mineral está em franca expansão
.....O comerciante Aderbal Filho, que tem uma distribuidora de bebidas no Costa Azul, menciona que consegue comercializar no bairro uma média de 100 garrafões por dia e já se prepara para os pedidos extras do verão. "Nossa vendagem aumenta consideravelmente nos meses de dezembro a março. Calculo que seja 40% a mais que nas demais épocas do ano". .....Os números mostram o poder da água mineral, que registra um faturamento no Brasil em torno de R$ 1,6 bilhão. No mundo, o consumo em 2007 foi de 206 bilhões de litros e o faturamento, de US$100 bilhões. As informações são do presidente da Associação, Carlos Alberto Lancia, que aponta o aumento anual do consumo de água mineral no País. "Em 1998 era 2,5 bilhões de litros, em 2006 houve um grande incremento para 6,2 bi, 2007 subiu para 6,8 bi e no ano passado superou a marca dos 7,5 bilhões. A projeção para 2009 é de um crescimento de pelo menos 10%, o que superaria a marca dos 8,3 bilhões", informa. .....Lancia também destaca o crescimento da água mineral frente às demais bebidas, a exemplo dos refrigerantes. "Em volume total, já supera o consumo de refrigerantes. .....No Brasil o incremento anual do consumo de água mineral está centrado na faixa dos 10% ao ano. O que alavanca esse mercado é a preocupação mundial com a saúde, especialmente com a obesidade", menciona. .....Segundo Lancia, os Emirados Árabes são os maiores consumidores de água mineral do planeta, com 280 litros per capita por ano. "Em segundo lugar vem a Itália, com 200 litros por habitante. O Brasil tem um consumo considerado baixo, da ordem de 35 litros, mas em grandes centros, como São Paulo, o consumo chega a 75 litros por habitante". Ele ainda aponta um novo filão que promete crescer e muito em 2009: as águas minerais aromatizadas. "Elas chegaram ao Brasil em janeiro de 2006 e ainda têm pouca participação no mercado, com apenas 2%. Mas a tendência é de crescimento conforme elas forem se tornando mais populares entre o mercado consumidor", diz. .....Carlos Alberto Lancia também cita um fato curioso: a Bling é considerada a água mineral mais cara e exclusiva do mundo. Criada por um produtor de Hollywood, ela recentemente chegou a ter uma garrafa de 750 ml toda recoberta de cristais leiloada em Dubai ao preço de US$ 23 mil. Fonte: ABIR |
|||
|