Consumo de água mineral está em franca expansão

       Saudável, nutritiva, rica em sais minerais e, principalmente, não engorda. Com toda essa propaganda a água mineral é a bebida mais consumida entre os brasileiros a cada ano. Para se ter uma ideia, na Bahia o consumo de água mineral é considerado por especialistas um segmento em franca expansão.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais, Abinam, o Estado responde pela 5ª posição na produção do produto, com 6,1% do consumo nacional, que ficou no ano passado na casa dos 7,5 bilhões de litros.
A perspectiva para este ano é que o consumo nacional supere a marca dos 8,3 bilhões de litros, incremento da ordem de 10%. Já o segmento de garrafões de água mineral representa 57% do consumo nacional, sendo 54% em embalagens de 20 litros e 3% em embalagens de 10 litros. Os números mostram um campo que ainda tem muito a crescer no País.
.....De acordo com informações do gerente de uma distribuidora de bebidas na Graça, José Augusto Souza, é no verão que há um incremento nas vendas. "Por dia, vendemos 120 garrafões com 20 litros de água. No verão o número aumenta em 10%. Somente a água mineral é responsável por 30% do nosso faturamento", revela.
.....O comerciante Aderbal Filho, que tem uma distribuidora de bebidas no Costa Azul, menciona que consegue comercializar no bairro uma média de 100 garrafões por dia e já se prepara para os pedidos extras do verão. "Nossa vendagem aumenta consideravelmente nos meses de dezembro a março. Calculo que seja 40% a mais que nas demais épocas do ano".
.....Os números mostram o poder da água mineral, que registra um faturamento no Brasil em torno de R$ 1,6 bilhão. No mundo, o consumo em 2007 foi de 206 bilhões de litros e o faturamento, de US$100 bilhões. As informações são do presidente da Associação, Carlos Alberto Lancia, que aponta o aumento anual do consumo de água mineral no País. "Em 1998 era 2,5 bilhões de litros, em 2006 houve um grande incremento para 6,2 bi, 2007 subiu para 6,8 bi e no ano passado superou a marca dos 7,5 bilhões. A projeção para 2009 é de um crescimento de pelo menos 10%, o que superaria a marca dos 8,3 bilhões", informa.
.....Lancia também destaca o crescimento da água mineral frente às demais bebidas, a exemplo dos refrigerantes. "Em volume total, já supera o consumo de refrigerantes.
.....No Brasil o incremento anual do consumo de água mineral está centrado na faixa dos 10% ao ano. O que alavanca esse mercado é a preocupação mundial com a saúde, especialmente com a obesidade", menciona.
.....Segundo Lancia, os Emirados Árabes são os maiores consumidores de água mineral do planeta, com 280 litros per capita por ano. "Em segundo lugar vem a Itália, com 200 litros por habitante. O Brasil tem um consumo considerado baixo, da ordem de 35 litros, mas em grandes centros, como São Paulo, o consumo chega a 75 litros por habitante". Ele ainda aponta um novo filão que promete crescer e muito em 2009: as águas minerais aromatizadas. "Elas chegaram ao Brasil em janeiro de 2006 e ainda têm pouca participação no mercado, com apenas 2%. Mas a tendência é de crescimento conforme elas forem se tornando mais populares entre o mercado consumidor", diz.
.....Carlos Alberto Lancia também cita um fato curioso: a Bling é considerada a água mineral mais cara e exclusiva do mundo. Criada por um produtor de Hollywood, ela recentemente chegou a ter uma garrafa de 750 ml toda recoberta de cristais leiloada em Dubai ao preço de US$ 23 mil.

Fonte: ABIR