COMO HIDRATAR-SE
|
DESIDRATAÇÃO - Quando uma pessoa não bebe água o suficiente ou perde muita água, ela fica desidratada. Sinais de desidratação moderada incluem boca seca, sede excessiva, tontura, delírio e fraqueza. Se a pessoa não receber fluidos nesse estágio, pode sofrer uma desidratação grave, causando convulsões, respiração acelerada, pulso fraco, descamação da pele e olhos fundos. Por fim, a desidratação pode causar insuficiência cardíaca e morte.
A desidratação provocada pela diarréia é a principal causa de morte em países subdesenvolvidos. Quase 2 milhões de pessoas, a maioria delas crianças, morrem de desidratação a cada ano [Fonte:OMS (em inglês)]. O consumo de água poluída por contaminação biológica e a falta de acesso e serviços de saneamento adequados podem causar doenças como malária e cólera, e propagação de parasitas como Cryptosporidium parvum (que provoca a esquistossomose) e Shistosoma mansoni (causador da “barriga d’ água’’). A água também pode ser contaminada por produtos químicos, pesticidas e outras substâncias naturais.
(Fonte: Shanna Freeman “HowStuffWorks- Como funciona a água”. Publicado em 18 de outubro de 2007 (atualizado em 16 de junho de 2008). http://ciencia.hsw.uol.com.br/h2o.htm