COMO HIDRATAR-SE

       Podemos conseguir cerca de 20% da água necessária por meio dos alimentos que comemos. Alguns alimentos, como a melancia, são feitos de quase 100% de  água. Apesar de a quantidade de água de que precisamos todos os dias ser variável, geralmente equivale a oito copos (2 litros). Mas em vez de se preocupar em beber  esses oito copos, você deve beber água apenas quando começar a sentir sede. Você pode conseguir a quantidade necessária de água ingerindo outras bebidas, mas as  alcoólicas podem deixá-lo mais desidratado.
       Se sua a urina estiver com uma coloração amarelo-escuro, você pode não estar bebendo água o suficiente. Com certeza, você precisa de mais água quando estiver  se exercitando, sofrendo de diarréia, vômitos e febre, ou quando estiver em um ambiente quente por muito tempo. A maioria das pessoas consegue sobreviver apenas  alguns dias sem água, embora isso dependa de uma série de fatores, inclusive da saúde da pessoa e das condições do ambiente.

DESIDRATAÇÃO - Quando uma pessoa não bebe água o suficiente ou perde muita água, ela fica desidratada. Sinais de desidratação moderada incluem boca seca, sede excessiva, tontura, delírio e fraqueza. Se a pessoa não receber fluidos nesse estágio, pode sofrer uma desidratação grave, causando convulsões, respiração acelerada, pulso fraco, descamação da pele e olhos fundos. Por fim, a desidratação pode causar insuficiência cardíaca e morte.
A desidratação provocada pela diarréia é a principal causa de morte em países subdesenvolvidos. Quase 2 milhões de pessoas, a maioria delas crianças, morrem de desidratação a cada ano [Fonte:OMS (em inglês)]. O consumo de água poluída por contaminação biológica e a falta de acesso e serviços de saneamento adequados podem causar doenças como malária e cólera, e propagação de parasitas como Cryptosporidium parvum (que provoca a esquistossomose) e Shistosoma mansoni (causador da “barriga d’ água’’). A água também pode ser contaminada por produtos químicos, pesticidas e outras substâncias naturais.

(Fonte: Shanna Freeman “HowStuffWorks-  Como funciona a água”. Publicado em 18 de outubro de 2007 (atualizado em 16 de junho de 2008). http://ciencia.hsw.uol.com.br/h2o.htm