REFERÊNCIAS NORMATIVAS PARA DISTRIBUIÇÃO:
Para que você consumidor receba a Água Mineral Aquerts com qualidade, outros pontos importantes a serem observados são o transporte e o armazenamento dos garrafões. Os requisitos descritos nesta norma para distribuidores de água mineral foram baseados nos documentos listados abaixo:
-1.Projeto de Lei No 125 / 2004 que dispõe sobre comercialização, armazenagem e transporte de água mineral natural e água natural no Estado do Rio Grande do Sul.
-2.Decreto-lei no 986 de 21/10/1969 do Ministério da Saúde - Institui normas básicas para alimentos.
-3.Resolução no 105/99 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Aprova regulamentos técnicos: Disposições gerais de embalagens e equipamentos plásticos em contato com alimentos e seus anexos. Publicada no diário Oficial da União de 20 de Maio de 1999.
-4.NBR 14638:2001 - Embalagem plástica para água mineral e de mesa - Garrafão retornável - Requisitos para distribuição.
VEÍCULO DE TRANSPORTE (da fonte para os pontos de distribuição):
"O veículo de transporte de água mineral deve estar sempre limpo para garantir a integridade e a qualidade da água mineral; e tipo "baú" ou no mínimo deve ser coberto com uma lona.
"Veículo de passeio não são permitidos
"Ter compartimento de carga limpo, sem odores ou pontas (lascas e pregos) que possam comprometer as embalagens.
"O piso da carroceria deve estar isento de frestas e buracos, para evitar a passagem de umidade e poeira.
"Deve estar externamente identificado com o termo "Água Mineral", nome e telefone da empresa distribuidora.
"Não transportar com o produto água mineral, pessoas, animais, materiais de limpeza, cargas tóxicas e gás de cozinhas.
"Executar as operações de carga e descarga em local protegido da chuva.
NORMAS FUNDAMENTAIS PARA DISTRIBUIÇÃO:
Distribuidores e pontos de venda deverão seguir as seguintes recomendações:
ÁREA DE ARMAZENAGEM:
"A área de armazenagem de água mineral deve ser mantida limpa, seca, ventilada com temperatura ambiente, abrigada do calor, cheiros e luz solar;
"Teto, paredes e luminárias limpas;
"Área fechada com intuito de impedir a entrada de pragas (insetos, pássaros, ratos, baratas e etc);
"Os garrafões devem ficar sobre pallets;
"Os recipientes de lixo devem ser tampados;
"As janelas devem ter telas;
"O piso deverá ser mais alto que a rua;
"Os banheiros devem ser fora ou isolados por divisórias;
"A área externa deve ser pavimentada, sem depósito de lixo;
"Não é permitido o transito ou a permanência de animais domésticos (cães, gatos, pássaros, etc.) no local de armazenagem;
"Lavar o local de armazenagem no mínimo 1 vez por semana, utilizando apenas detergente neutro. Produtos que exalam cheiro são proibidos.
DISTRIBUIÇÃO:
Os distribuidores devem observar os seguintes requisitos para efetuar seu serviço de entrega com qualidade:
"Os entregadores de água mineral devem primar por uma boa apresentação pessoal, sendo que para isto é necessário observar alguns requisitos básicos:
1.Higiene pessoal, onde podemos citar barba feita, cabelo curto, unhas cortadas, uniforme limpo e procurando sempre conquistar o cliente com simpatia e educação;
2.O uniforme deve ser composto por camisa ou camiseta, calça e boné, seguindo os padrões estipulados pela empresa parceira.
"Veículos: sobre esta ferramenta indispensável ao serviço de distribuição recomendamos o seguinte:
1.Veículo de passeio não são permitidos;
2.Ter compartimento de carga limpo, sem odores ou pontas (lascas e pregos) que possam comprometer as embalagens;
3.O piso do compartimento de carga deve estar isento de frestas e buracos, para evitar a passagem de umidade e poeira;
4.Deve estar externamente identificado com o termo "Água Mineral", nome e telefone da empresa distribuidora;
5.Não transportar com o produto água mineral, pessoas, animais, materiais de limpeza, cargas tóxicas e gás de cozinha.
"O momento da entrega - sendo este momento o mais importante, devemos ter os seguintes cuidados:
1.Quanto a bombona:
1.1Tirar a bombona do compartimento de carga e levar até o local do suporte;
1.2Verificar a necessidade de higienização do suporte. Caso seja necessário, seguir os passos do processo de higienização;
1.3Lavar bem as mãos;
1.4Colocar luvas descartáveis;
1.5Tirar o lacre da bombona;.
1.6Limpar o gargalo e o ombro com solução de cloro 2,5% ou álcool 70% (não perfumado e não pode ser álcool gel) com o auxílio de um papel toalha.
1.7Para colocar a bombona no suporte, não colocar a mão na região higienizada. Levantar o garrafão pelo corpo e coloca-lo no suporte.
OBS: As bombonas a serem entregues devem estar em perfeitas condições de higiene e apresentação, lacrados e rotulados com a data de envase visível.
2.Quanto ao suporte:
2.1 HIGIENIZAÇÃO DOS SUPORTES:
"Se possível, recolher o suporte substituindo para o cliente por um provisório e fazer a higienização dentro da sua distribuidora, onde haverá tempo e ferramentas necessárias para o trabalho;
"Desmontar a torneira;
"Lavar cada peça da torneira com detergente neutro;
"Enxaguar com bastante água potável;
"Montar a torneira no suporte;
"Enche-lo até a borda com água potável;
"Colocar de 7 a 9 gotas de cloro, ou 2 colheres de sopa de água sanitária ou 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
"Aguardar durante 15 minutos;
"Escoar toda água e limpar a parte interna com um pano ou esponja limpos;
"Repetir toda a operação adicionando 4 gotas de cloro ou 1 colher de sopa de água sanitária esperando durante 10 minutos, escoando novamente toda a água. Para o bicarbonato utiliza a mesma concentração;
"Fazer nova limpeza interna;
"Encha novamente e deixe que o mesmo esvazie, eliminando os resíduos de cloro (ou bicarbonato), através da torneira. Repita mais 2 vezes para eliminar totalmente os resíduos;
"Nunca use qualquer outro produto que não seja cloro (sabão, detergente, flanela, palha de aço, etc.), pois caso isto aconteça sua água poderá apresentar problemas na sua composição e na qualidade.
2.2 HIGIENIZAÇÃO DOS BEBEDOUROS ELÉTRICOS:
"Solicitar para o cliente desligar o bebedouro assim que for feito o pedido da troca da bombona, ou se possível, recolher o mesmo substituindo para o cliente por um provisório e fazer a higienização dentro da sua distribuidora, onde haverá tempo e ferramentas necessárias para o trabalho;
"Ficar atento para não assumir problemas técnicos, relativos ao funcionamento do sistema de refrigeração e/ou aquecimento. Estas situações devem ser encaminhadas para assistência técnica;
"Desmontar a torneira;
"Lavar cada peça da torneira com detergente neutro;
"Enxaguar com bastante água potável;
"Montar a torneira no suporte;
"Enche-lo até a borda com água potável;
"Colocar de 7 a 9 gotas de cloro, ou 2 colheres de sopa de água sanitária ou 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
"Aguardar durante 15 minutos;
"Escoar toda água e limpar a parte interna com um pano (não usar flanela) ou esponja limpos;
"Repetir toda a operação adicionando 4 gotas de cloro ou 1 colher de sopa de água sanitária esperando durante 10 minutos, escoando novamente toda a água.
"Fazer nova limpeza interna.
"Encha novamente e deixe que o mesmo esvazie, eliminando os resíduos de cloro, através da torneira. Repita mais 2 vezes para eliminar totalmente os resíduos;
"Nunca use qualquer outro produto que não seja cloro ou bicarbonato de sódio (sabão, detergente, etc.), pois caso isto aconteça sua água poderá apresentar problemas na sua composição e na qualidade.
3. Quanto ao recebimento do garrafão do cliente:
Os entregadores, ao fazer a troca, devem submeter os garrafões vazios à uma avaliação individual, de forma a detectar os defeitos listados abaixo, que necessariamente devem levar a rejeição da unidade:
"Amassamento;
"Boca quebrada;
"Odor estranho (gasolina, diesel, leite, sucos, etc.).
OBS: As bombonas com estes odores devem ser inutilizadas.
"Remendos;
"Deformação interna / externa do gargalo.
Preparação das Soluções
1. Solução de Cloro 2,5%: Adicionar 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água destilada.
2.Álcool etílico a 70%: Verificar se encontra no mercado álcool a 70%. Se não encontrar pode ser preparado adicionando 700 mL de álcool comum em 300 mL de água destilada.
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